Os contratos em ambientes de negócios são padrão e muitas vezes necessários para proteger a administração, o empresário, os sócios e, às vezes, o cliente. Esses documentos abrangem qualquer tópico, desde transações diárias até a proteção das relações e combinados com parceiros, prestadores de serviço, fornecedores, funcionários e clientes.

Outros contratos lidam com a relação entre os próprios sócios em relação aos direitos e responsabilidades na empresa. Alguns contratos são usados para o caso de a empresa ser dissolvida. No entanto, a maioria deles é redigida na forma original com um advogado de negócios contratado para auxiliar a confecção e organização. Muitos empreendedores ou sócios contratam um advogado que o auxilia durante toda a vida da empresa. No entanto, os contratos de formulário e modelos geralmente não são usados efetivamente, pois não protegem as relações de fato.

Um contrato modelo geralmente é um documento base ou ponto de partida que pode ser usado como modelo – como o próprio nome supõe – para a elaboração de um acordo contratual que corresponda à situação e às circunstâncias de um negócio. No entanto, não são criados para contingências, provisões, situações relevantes para as questões da empresa ou benéficas para múltiplos aspectos da organização.

Somente é inteligente usar um contrato modelo como base para criá-lo e expandi-lo para atender às necessidades do negócio. Embora muitos estabelecimentos e startups possam usar esses ‘papéis’ – geralmente copiados da internet e, portanto, feito para outra situação e sob outras circunstâncias – isso pode ser enormemente prejudicial para qualquer empresa, a menos que sejam alterados para corresponder ao que é necessário para o contrato.

Situações Específicas no Negócio

O contrato modelo que é elaborado para se adequar a qualquer situação geralmente não corresponde as circunstâncias específicas ou especiais que precisam de uma redação cuidadosa ou clara sobre várias operações.

A linguagem geralmente não é específica o suficiente para os planos ou transações da empresa.

Podem existir termos e condições que não se aplicam, ou aqueles que se aplicam podem estar ausentes. Isso cria cláusulas vagas que muitas vezes levam a complicações sérias mais tarde, quando surge um problema que deve ser resolvido devido a estipulações contratuais.

Preocupações importantes não são abordadas e as duas ou mais partes não conseguem manter os negócios fluindo normalmente até que o assunto seja esclarecido. Isso também tende a causar confusão e preocupações sobre detalhes que estão faltando ou não estão claros.

Devido às mudanças nas leis que ocorrem com bastante frequência, existem muitas decisões judiciais que fazem com que as condições nos contratos se tornem inexequíveis ou inúteis. As atualizações são necessárias para manter os termos específicos válidos e utilizáveis.

Sem as proteções legais necessárias, certos aspectos dos acordos podem ser inexequíveis e levar a conflitos.

Os formulários e modelos de contratos não tem contabilidade nem verificação das novas normas que são postas em circulação todos os anos no Brasil, muito menos dos regulamentos e leis estaduais ou locais que afetam as condições de negócios.

Numerosas disposições não são apropriadas para a área local, e a linguagem no documento pode ser inexequível devido a palavras vagas, pouco claras e confusas.

Isso significa que um advogado deve redigir a papelada para garantir que seja relevante, exequível e útil para o negócio.

Os clientes ou parceiros que se associam à empresa também podem ter problemas com um contrato modelo devido à linguagem arcaica ou confusa. Ademais, podem haver problemas e prejuízos quando os parceiros de negócios fora da empresa não entendem o significado de determinadas cláusulas ou termos e condições.

Adaptando o Contrato e o Advogado Empresarial

É importante adaptar o contrato para se adequar à situação, e isso também pode economizar dinheiro para a empresa a longo prazo.

Embora baixar um contrato da internet possa ser a maneira mais barata e rápida de aplicar esses documentos a operações, transações e várias interações, é mais importante que um advogado de negócios elabore um arquivo que se aplique a tudo o que a empresa vai lidar e tenha este profissional para atualizar o documento quando algo novo entra em cena.

Os contratos modelos oferecem pouca, ou quase nenhuma, proteção aos parceiros, aos clientes e a certas circunstâncias que surgem.

Complicações entre empregador e empregado, clientes e parceiros, compradores e vendedores de produtos e serviços podem significar uma perda de receita e de negócios. Os interesses do empresário muitas vezes não são representados adequadamente por meio de um contrato de formulário ou modelo, e é crucial que um advogado de negócios ajude na elaboração de um documento exclusivo para auxiliar nessas questões.

 


Que tal levar o conhecimento adiante? Compartilhe esse texto com o seu amigo empresário para que ele também entenda a importância de ter bons contratos escritos.

Para mais informações entre em contato!

FALAR COM UM ADVOGADO ESPECIALISTA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.